quarta-feira, 23 de junho de 2010

Preparando a Festa dos Padroeiros, Padre Dalmo responde...

Quais são as suas expectativas para a Festa de São Pedro e São Paulo deste ano?
Tenho visto as pessoas empenhadas, preparando a Festa. Ornamentaram até a praça! Para mim funciona da seguinte maneira: quando o povo se empenha, tudo dá certo. Então, vendo o que estou vendo no nosso povo, nas nossas pastorais, creio que temos tudo para fazer uma grande festa em honra a São Pedro e São Paulo, com missas, oficinas, momentos de louvor e diversão.

Fale um pouco sobre o tema da Festa deste ano: Embora muitos, somos um só corpo!
Estamos em uma grande paróquia. Isso às vezes pode levar algumas comunidades a desenvolverem uma vida quase independente. Todavia, é sempre importante lembrar que embora muitos, somos um só corpo. O Corpo Místico de Cristo. Estar em nossas comunidades é muito bom e importante, o empenho por elas é necessário, mas nenhuma comunidade ou grupo pode esquecer que somos uma só Igreja, reunida em torno dos nossos pastores, tendo os mesmos sonhos e a mesma meta: a entrada no Reino de Deus, concretizado em Jesus de Nazaré, alimentada pelo mesmo pão e mesmo vinho, corpo e sangue de Cristo.

A iniciativa das Oficinas Temáticas tem sido muito bem falada pelo povo. Quais as motivações e os objetivos das Oficinas?
A grande motivação é reavivar ou despertar a consciência de que não existe Igreja sem Eucaristia, não existe vida cristã sem a partilha do Pão e vinho que são corpo e sangue de Cristo por nós oferecidos, causa de nossa salvação. E o grande objetivo é fazer com que cada vez mais pessoas possam conhecer mais e mais a verdade que constitui o centro de nossa fé. Isso porque a Eucaristia é celebração da memória da morte e ressurreição de Jesus.

Uma outra iniciativa muito aguardada é o Encontro dos Jovens Namorados. O que a Paróquia pretende com este encontro?
Dia 30 deste mês haverá uma missa na qual será oficialmente lançada esta pastoral. O que pretendemos é a partir de julho, um encontro mensal com nossos jovens casais de namorados para apresentar uma visão cristã do namoro, uma visão mais integradora do ser humano mesmo. Perigos rodeiam nossos jovens:  as drogas, a prostituição, a negação da dignidade da vida causada pelo aborto, e creio eu que nós como Igreja não podemos nos calar. Esperamos de fato ser uma ajuda na vida de tantos jovens que esperam de nós uma palavra.

O senhor é o idealizador da Escola da Fé em nossa Paróquia. Como o senhor a avalia?
Na verdade, eu não sou o idealizador. Eu devo muito a quem veio antes: a irmã Lize que mantinha um curso bíblico na comunidade do Sagrado Coração, a irmã Dalva e irmã Paula que tem mantido com coragem uma noite semanal de meditação da Palavra de Deus. Na verdade eu vejo que eu só estou seguindo em um caminho que já havia sido aberto e diante do qual eu nao poderia me omitir. Sobre esta iniciativa e outras relativas à catequese, eu acho que falta muitas vezes interesse de nosso povo. Sempre dizem assim para mim: "todos deveriam saber disso" E eu respondo: "temos dois dias na semana de escola da Fé. A oportunidade é dada". Mas estou planejando dar sempre um toque nas homilias, no blog, na esperança de que mais e mais pessoas se interessem. Mesmo assim me considero satisfeito por sermos uma das paroquias que mais tem investido na formação de seus fiéis.

Próxima semana, dentro das festividades, o entrevistado é nosso Administrador Paroquial, Padre Luiz Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.