domingo, 16 de outubro de 2016

A Celebração Litúrgica e o Tempo





1)   A LITURGIA NO RITMO DOS TEMPOS

O Ano Litúrgico não apenas recorda as ações de Jesus Cristo, nem somente renova a lembrança de ações passadas, mas sua celebração tem força sacramental e especial eficácia para alimentar a vida cristã. Por isso, o Ano Litúrgico é sacramento (sinal visível da graça de Deus que é invisível) e, assim, torna-se um caminho pedagógico-espiritual nos ritmos do tempo.

Como a vida, a liturgia segue um ritmo que garante a repetição, característica da ação memorial. Repetindo, a Igreja guarda a sua identidade. Para fazer memória do mistério, a liturgia se utiliza três ritmos diferentes:  

o ritmo diário, alternando manhã e tarde, dia e noite, luz e trevas;
o ritmo semanal, alternando trabalho e descanso, ação e celebração;
o ritmo anual, alternando o ciclo das estações e a sucessão dos anos.

1.1.O ritmo diário

Acompanhando o caminho do sol, que é símbolo de Cristo, o povo de Deus faz memória de Jesus Cristo, nas horas do dia, pela celebração do Ofício Divino. Dai o nome "Liturgia das Horas". 

De tarde, o sol poente evoca o mistério da morte, na esperança da ressurreição. De manhã, o sol nascente evoca o mistério da ressurreição, novo dia para a humanidade. De noite, nas vigílias, principalmente na de sábado à noite, que inicia o Domingo, dia da ressurreição, celebramos, em espera vigilante, o mistério da volta do Senhor. Em algum outro momento do dia ou da noite, rezamos o "Oficio das Leituras". E, em qualquer hora do dia, celebramos a Eucaristia, que abrange a totalidade do tempo. Com hinos, salmos e cânticos bíblicos, com leituras próprias, com preces de louvor e de súplica, celebramos o mistério pascal do Cristo.  Como toda a liturgia, o Ofício acompanha o Ano Litúrgico. Expressa nosso caminhar pascal do nascimento à morte e ressurreição, do advento à segunda vinda gloriosa de Cristo.

Como oração do povo de Deus, verdadeira ação litúrgica, o Ofício Divino é excelente escola e referência fundamental para nossa oração individual. Os ministros ordenados e religiosos assumem publicamente o compromisso de celebrarem a Liturgia das Horas nas principais horas do dia. Os fiéis leigos também são convidados a celebrá-la, individual ou comunitariamente. Podem fazê-lo seguindo o roteiro simples e adaptado, proposto pelo Oficio Divino das Comunidades, que conserva a teologia e a estrutura da Liturgia das Horas.

Incentivem-se também outras formas de oração comunitária da Igreja, por exemplo, Ofícios Breves adaptados, Celebrações da Palavra de Deus, Horas Santas. Ladainhas, Ângelus, Via-Sacra e Rosário comunitário.

1.2.O ritmo semanal
 
O ritmo semanal é marcado pelo Domingo, dia em que o Senhor se manifestou ressuscitado. A história do Domingo nasce na cruz e na ressurreição de Jesus. No primeiro dia da semana, quando as mulheres foram para embalsamar seu corpo, já não o encontraram mais.  No Domingo, Jesus apareceu vivo a vários dos discípulos sozinhos ou reunidos; comeu e bebeu com eles e falou-lhes do Reino de Deus e da missão que tinham que levar adiante.  O dia de Pentecostes, vinda do Espírito Santo, também aconteceu no Domingo.

Origem apostólica do Domingo

O Concílio Vaticano II atribui a origem do Domingo a uma tradição apostólica (cf. SC 106), ou seja, da época dos apóstolos.

Testemunhos bíblicos:
1Cor 16, 2; At 20, 7-12; At 2, 42-46; Ap 1, 9-10;

Testemunhos não bíblicos (3 primeiros séculos):

“Reuni-vos em cada dia dominical do Senhor, parti o pão e daí graças” (Didaché)

“Se os que haviam sido criados na antiga ordem das coisas vieram à novidade da esperança, já não guardando o sábado, mas vivendo segundo o Domingo (kyriakên) dia em que também amanheceu nossa vida pela graça do Senhor e mérito de sua paixão [...]” (Santo Inácio de Antioquia)

“No dia em que se chama do Sol se celebra uma reunião de todos os que moram nas cidades ou nos campos [...]. E celebramos essa reunião geral no dia do Sol, por ser o primeiro dia, em que Deus transformando as trevas em matéria, fez o mundo, o dia também em que Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos” (São Justino – séc. II).

“Afirmavam os cristãos que toda sua falta e todo seu erro consistiam em se reunir habitualmente num dia fixo, antes da aurora, para cantar alternativamente um hino a Cristo, como a um deus [...]. Reconheciam também o [...] encontrar-se para tomar todos juntos uma refeição, ordinária e inofensiva” (Carta do governador Plínio ao imperador Trajano, 112).

Originalidade cristã do Domingo

A causa imediata da instituição dominical se encontra nas aparições do Senhor, que comunica aos seus discípulos o dom do Espírito Santo e os faz ver que ressuscitou  (cf. Jo 20, 19-29; Lc 24, 36-45; At 1, 2-3).
Portanto, na origem do Domingo não está somente o acontecimento da Ressurreição, mas também a experiência singular das testemunhas que Deus designou nas manifestações que vieram depois.

Os nomes do Domingo

       Relacionado com Cristo

Primeiro dia da semana, Dia Senhorial (dia do Senhor), Senhor dos dias, Dia do Sol, Oitavo Dia

Relacionado com a Igreja
 
-          Dia da assembleia, Dia da Palavra de Deus, Dia da Eucaristia
   Relacionado com o homem
-          Festa dos cristãos, Dia de alegria e de libertação,

A celebração do Domingo

“O Domingo possui valores decisivos para a fé e para a vida da Igreja, que devem realizar-se no contexto dos desafios novos da cultura e da sociedade de hoje. O aspecto mais urgente na pastoral do Domingo é, sem dúvida, o da catequese do que significa o dia do Senhor”. No centro da pastoral do Domingo deve estar a assembleia eucarística. Uma celebração da eucaristia verdadeiramente festiva, digna e significativa confere ao dia do Senhor sua alma e sua nota mais relevante. A pastoral do Domingo deverá evitar a dispersão da comunidade dos fiéis e promover o sentido eclesial e comunitário. 

Quando falta o sacerdote ou outra circunstância grave impede a participação na celebração eucarística, a Igreja recomenda aos fiéis que tomem parte na Liturgia da Palavra, quando esta é celebrada, ou que se dediquem à oração durante um tempo conveniente. A celebração do Domingo não se reduz à Eucaristia. O dia do Senhor é também santificado pela Liturgia das Horas (cf. SC 100) e por outros atos litúrgicos, como a celebração dos sacramentos e sacramentais. O Domingo é tempo apto para a adoração eucarística, para a leitura e meditação da Palavra de Deus, e para a prática de atos de piedade.  A celebração do dia do Senhor exige também que o cristão seja consciente de que ressuscitou com Cristo (cf. Cl 3,1) e de que recebeu o dom do Espírito Santo (cf. Rm 8, 15; 5,5). 

O Domingo convida a configurar a própria existência segundo o Mistério Pascal, rejeitando as ‘obras do pecado’ (cf. Jo 8,34; Rm 13,12) e dedicando-se às ‘obras da luz’ (cf. Mt 5, 16; 1 Pd 2,12).  A caridade fraterna e a solidariedade com os necessitados sempre foram um dos sinais mais significativos da participação profunda na comunhão com do Espírito que brota da Eucaristia (cf. At 2,42-47; 4, 32-37). (LÓPEZ MARTIN, JULIÁN. A liturgia da Igreja. p. 338-339)

1.3.O ritmo anual 

O Ano Litúrgico compreende dois ciclos fortes: o Ciclo Pascal, tendo como centro o Tríduo Pascal, a Quaresma como preparação e o Tempo Pascal como prolongamento e o Ciclo do Natal, com sua preparação no Advento e o seu prolongamento até a festa do Batismo do Senhor. Além destes dois, temos o Tempo Comum.

Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor 
 
Começa na 5ª feira à noite com a Missa da Ceia (depois do pôr do sol) até à tarde do Domingo da Páscoa da ressurreição com as Vésperas. É o ápice do Ano Litúrgico porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor.    "quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida".

     Tempo Pascal 

Os 50 dias entre o Domingo da Ressurreição e o Domingo de Pentecostes, é o tempo da alegria e da exultação, um só dia de festa, "um grande Domingo”. São dias de Páscoa e não após a Páscoa. "Os oito primeiros dias do tempo pascal formam a oitava da Páscoa e são celebrados como solenidades do Senhor". A festa da Ascensão é celebrada no Brasil no 7°  Domingo da Páscoa. A semana seguinte, até Pentecostes, caracteriza-se pela preparação à celebração da vinda do Espírito Santo. Em sintonia com as outras Igrejas cristãs, no Brasil, realizamos nesta semana a "Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos". Recomendam-se para esta ocasião orações durante a missa, sobretudo, na oração dos fiéis, e oportunamente a celebração da missa votiva pela unidade da Igreja. 

      Tempo da Quaresma 

Da 4ª feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da Páscoa.   “Tanto na liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais frequência a palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal".
     
     Tempo do Natal 

Das primeiras vésperas do Natal do Senhor até a festa do Batismo do Senhor. É a comemoração do nascimento do Senhor, em que celebramos a "troca de dons entre o céu e a terra", pedindo que possamos "participar da divindade daquele que uniu ao Pai a nossa humanidade''. Na Epifania, celebramos a manifestação de Jesus Cristo, Filho de Deus, "luz para iluminar todos os povos no caminho da salvação''.

      Tempo do Advento 

Das primeiras vésperas do Domingo que cai no dia 30 de novembro ou no Domingo que lhe fica mais próximo, até antes das primeiras vésperas do Natal do Senhor. "O tempo do Advento possui dupla característica: (1)  sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a (2) expectativa da segunda vinda do Cristo no fim dos tempos. Por este duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa".
     Tempo Comum 

Começa no dia seguinte à celebração da festa do Batismo do Senhor e se estende até a terça- feira antes da Quaresma, inclusive. Recomeça na segunda feira depois do Domingo de Pentecostes e termina antes das Primeiras Vésperas do 1° Domingo do Advento. A tônica dos 33 (ou 34) Domingos é dada pela leitura contínua do Evangelho. Cada texto do Evangelho proclamado nos coloca no seguimento de Jesus Cristo. Desde o chamamento dos discípulos até os ensinamentos a respeito dos fins dos tempos. Neste tempo, temos também as festas do Senhor e a comemoração das testemunhas do mistério pascal (Maria, Apóstolos e Evangelistas, demais Santos e Santas).

2.      SOLENIDADES, FESTAS E MEMÓRIAS

2.1. As solenidades

"As solenidades são constituídas pelos dias mais importantes, cuja celebração começa no dia precedente com as Primeiras Vésperas. Algumas solenidades são também enriquecidas com uma Missa própria para a Vigília, que deve ser usada na véspera quando houver Missa vespertina". Estas celebrações tem orações, leituras e cantos próprios ou retirados do Comum.

2.2. As festas

"As festas celebram-se nos limites do dia natural por isso, não têm Primeiras Vésperas, a não ser que se trate de festas do Senhor que ocorrem nos Domingos do Tempo Comum e do Tempo do Natal, cujo Ofício substituem". Na Missa, as orações, leituras e cantos são próprios ou do Comum.

2.3. As memórias

A memória é uma recordação de um ou vários santos ou santas em dia de semana. Sua celebração se harmoniza com a celebração do dia de semana ocorrente, segundo as normas expostas na Instrução Geral sobre o Missal Romano e a Liturgia das Horas. As memórias são obrigatórias ou facultativas. A única diferença entre os dois tipos de memória é que as memórias obrigatórias (como seu nome sugere) devem necessariamente ser celebradas e as memórias facultativas podem ser celebradas ou omitidas, segundo se considere oportuno. Quanto ao modo de celebrá-las, procede-se da mesma maneira em ambos os casos.

2.4. Comemorações

As memórias obrigatórias, que ocorrem nos dias de semana da Quaresma e nos dias 17 a 24 de dezembro, podem ser celebradas como memórias facultativas. Neste caso são chamadas simplesmente de comemoração. A celebração de todos os fiéis defuntos, por não ter caráter de solenidade, festa ou memória propriamente ditas, é chamada pela Igreja de Comemoração. Trata-se de uma Comemoração muito especial, celebrada mesmo quando ocorre em Domingo.

3.    INDICAÇÕES PARTICULARES

3.1.  Os Lecionários
    As leituras indicadas nos Lecionários foram dispostas da seguinte maneira:
-          para os Domingos e algumas festas temos um ciclo de três anos (está no Lecionário Dominical):
            A - Mateus; B - Marcos; C - Lucas.
O evangelho de João é proclamado em algumas solenidades e também durante alguns Domingos do ano B.
-     Para os dias de semana o Evangelho tem um ciclo anual e as leituras um ciclo bienal um para os anos pares e outro para os anos ímpares (está no Lecionário Semanal).
-          Para as festas e algumas memórias dos santos, temos leituras próprias, indicadas no Lecionário Santoral.

3.2.  Dias santos de guarda

"Dias de festa", "dias de preceito", "festas de preceito" ou, como se diz, “dias santos de guarda” são dias em que "os fiéis têm a obrigação de participar da Missa e devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do Dia do Senhor e o devido descanso do corpo e da alma” (cân. 1247).
O Domingo é o dia de festa por excelência, em toda a Igreja.
No Brasil, além do Domingo, as festas de preceito são as seguintes: Natal do Senhor Jesus Cristo (25 de dezembro); SS. Corpo e Sangue de Cristo (quinta feira após o Domingo da Santíssima Trindade); Santa Maria Mãe de Deus (1° de janeiro); Imaculada Conceição de Nossa Senhora (8 de dezembro).
As celebrações da Epifania, da Ascensão, da Assunção de Nossa Senhora, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a de Todos os Santos ficam transferidas para o Domingo, de acordo com as normas litúrgicas.

    3.3.Transferência para os Domingos do Tempo Comum de celebrações que ocorrem num dia de semana

Para promover o bem pastoral dos fiéis, é lícito transferir para os Domingos do Tempo Comum as celebrações pelas quais o povo tem grande apreço (p. ex. as festas dos(as) Padroeiros(as)) e que ocorrem durante a semana, contanto que, na tabela de precedência, elas se anteponham ao próprio Domingo. Estas celebrações podem ser realizadas em todas as Missas celebradas com o povo.

    3.4.Meses, semanas e dias temáticos

"A comunidade deve celebrar a sua vida na liturgia(...). Mas deve celebrá-la à luz de Jesus Cristo ressuscitado, vivo, presente e atuante na comunidade, e não à luz de um tema, de uma idéia (...). Deve celebrar a sua vida, sim, com os problemas que lhe tocam mais de perto; mas à luz da palavra viva, como o único tema... E quando não se penetra profundamente na palavra de Deus, na docilidade do Espírito, facilmente pode-se cair na moralização. (...) Assim, o Domingo celebra realmente a vida da comunidade, nos seus diversos coloridos, mergulhada na única vida do Ressuscitado que lhe dá vida”.

A liturgia não pode se tornar lugar para discutir soluções e respostas para os temas e problemas que afligem a comunidade. A liturgia "não esgota toda a ação da Igreja" (SC 9). Ela é, sim, "o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana a sua força" (SC 10).

A liturgia não é primordialmente o lugar de evangelização e conscientização. Ela "não pode ser aproveitada (usada) quase que exclusivamente para fins que não lhe pertencem. Pois seu objetivo é a celebração da presença viva do mistério da vida. Daí se poderá concluir também que a missa não tem tema. Ela é o tema! Existem coloridos diferentes para a celebração, segundo as 'cores' da vida da comunidade. Mas o único tema é sempre o mesmo na diversidade das situações: a luz do mistério pascal nas 'cores' diferentes da vida trazida com seu mistério para o encontro da celebração dominical”.

Para dar aos meses e dias temáticos o seu justo lugar, é importante que a Equipe de Pastoral Litúrgica prepare bem a celebração, não reproduzindo apenas folhetos e subsídios oferecidos. Na missa, os "temas" podem ser lembrados no início (recordação da vida), na homilia e nas preces dos fiéis.

Fonte: Guia Litúrgico-Pastoral, CNBB

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