terça-feira, 11 de agosto de 2015

Nota sobre elementos presentes na Sagrada Eucaristia


Graça e Paz!

A Igreja vive do Mistério da Eucaristia. É a Eucaristia o fundamento e o ápice da vida em Cristo Jesus. A nós, cabe sempre zelar para que a participação dos fieis seja efetiva, consciente, piedosa e de acordo com o que a Sagrada Eucaristia exige. Seguem agora, pequenas recomendações que se fazem necessárias em vista do fortalecimento deste vínculo de unidade e comunhão entre nós e nosso Salvador, Pão vivo descido dos céus, entre nós como comunidade de Fé e entre nós como mensageiros do Reino de Justiça e Paz do qual Jesus é o princípio. Estas recomendações giram em torno de dois pontos:

1. A distribuição da Sagrada Comunhão;
2. A comunhão em duas espécies;

Dois outros pontos também serão tratados nesta carta:

3. A resposta das Orações Eucarísticas;
4. A Consagração Eucarística;


1. A distribuição da Sagrada Comunhão


Peço aos nossos Ministros Extraordinários que observem a reserva Eucarística de cada comunidade, EVITANDO ASSIM que tenhamos sacrários super lotados colocando sob risco o Corpo do Senhor presente na espécie do Pão Eucarístico. Lembrando que originalmente a reserva não é de uma missa para outra e sim para os doentes e impedidos de participar da celebrações comunitárias. O que fundamente este nosso pedido é o número 89 do REDEMPTIONIS SACRAMENTUM (abreviada a partir de agora nesta carta como R.S) Este número nos alerta que 

"Para que também, pelos sinais, apareça melhor que a Comunhão é participação no Sacrifício que se está celebrando é desejável que os fiéis possam receber as hóstias consagradas na mesma Missa."

a. Qual a forma com a qual se deve comungar em pé ou de joelhos?

"Os fiéis comunguem de joelhos ou de pé, de acordo com o que estabelece a Conferência de Bispos, com a confirmação da Sé apostólica. Quando comungarem de pé, recomenda-se fazer, antes de receber o Sacramento, a devida reverência, que devem estabelecer as mesmas normas" R.S. número 90

b. Se recebe a Eucaristia na Mão ou diretamente na boca?

Todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na boca ou se, o que vai comungar, quer receber na mão o Sacramento. Sem dúvida, ponha-se especial cuidado em que o comungante consuma imediatamente a hóstia, na frente do ministro, e ninguém se desloque (retorne) tendo na mão as espécies eucarísticas. Se existe perigo de profanação, não se distribua aos fiéis a Comunhão na mão. (R.S.92)

2. A Comunhão sob as duas espécies

Para que, no banquete eucarístico, a plenitude do sinal apareça ante os fiéis com maior clareza, são admitidos à Comunhão sob as duas espécies também aos fiéis leigos, nos casos indicados nos livros litúrgicos, com a devida catequese prévia e no mesmo momento, sobre os princípios dogmáticos que nesta matéria estabeleceu o Concílio Ecumênico Tridentino. (R.S número 100)

********
Por isso, na nossa Igreja Matriz, sempre aos domingos na missa da noite, distribuímos a Comunhão sob as duas espécies. Fazemos saber que a partir do primeiro domingo do mês de setembro, em todas as missas que acontecem nas comunidades aos domingos,  serão distribuídas a comunhão sob duas espécies.  Este é um prazo bom para que as comunidades se organizem. 
************************************************************
Após a apresentação das ofertas, os ministros devem manter na credência uma vela acesa conforme combinado, pois dali se recolherá ao final da Missa toda a reserva Eucarística. 
*********************************************************************

3. A Resposta das Orações Eucarísticas:


*****************
Conforme combinado com as Equipes de Liturgia, o Ministério de Música deve responder às Orações conforme presentes no Missal Romano e em seguida a Assembléia repete a resposta. É preciso que isso seja comunicado à toda a Assembléia antes do início da Celebração Eucarística. 
************************************************************************

4. A Consagração Eucarística:

a. É necessário que as pessoas presentes na Missa se ajoelhem durante a Consagração Eucarística?

A Instrução Geral do Missal Romano, sobre esse assunto no número 43 diz que os fieis:

"Estão de joelhos durante a consagração, exceto se razões de saúde, a estreiteza do lugar, o grande número dos presentes ou outros motivos razoáveis a isso obstarem. Aqueles, porém, que não estão de joelhos durante a consagração, fazem uma inclinação profunda enquanto o sacerdote genuflete após a consagração."
******************
No instante em que o Sacerdote impõe suas mãos sobre o Cálice com o vinho e o pão que será consagrado, os coroinhas devem tocar os sinos e este toque deixa claro à Assembléia que é o momento para que todos se coloquem de joelhos.
*******************************************


Imploramos que o Deus de toda Consolação nos mantenha firmes no Caminho que é Seu Filho Amado Jesus, a própria verdade e Vida Plena!

Na Paz, 


Pe Dalmo Radimack




Nenhum comentário:

Postar um comentário

* Caso o comentário seja contrário a fé Católica, contrário a Tradição Católica será deletado.


Queria dizer que...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.